Vade mecum

Copie o seguinte código HTML iframe para o seu sítio Web:

Partilhar isto

Um vade-mecum é um livro de referência abrangente originário do latim[2], significando “vai comigo”, usado em diversos campos profissionais. Primariamente empregado em domínios jurídicos, de saúde e técnicos, estes guias compactos fornecem acesso rápido a informações essenciais, regulamentos[1] e instruções. Tradicionalmente impressos, os vade-mecuns evoluíram para incluir formatos eletrônicos compatíveis com plataformas iOS e Android, aprimorando a acessibilidade e a capacidade de pesquisa. Em inglês, são comumente traduzidos como manuais de bolso, referências de bolso ou manuais. Estes recursos abrangem diversos assuntos, desde códigos legais e listagens farmacêuticas até diretrizes técnicas, oferecendo aos profissionais e investigadores conhecimentos concisos e práticos. Com raízes que remontam ao século XV, os vade-mecuns continuam a adaptar-se aos avanços tecnológicos, mantendo o seu propósito central de fornecer material de referência imediato e abrangente em múltiplas disciplinas.

Terms definitions
1. regulamentos. Regulamentos são atos normativos emitidos pelo Poder Executivo, caracterizados pela abstração, generalidade e imperatividade. Servem para detalhar atos normativos superiores e são principalmente limitados por quadros constitucionais e legais. As classificações incluem tipos regulatórios, delegados, autônomos e independentes, com âmbito variando de efeitos administrativos internos a efeitos gerais externos. Podem ser espontâneos ou provocados, e abrangem diversos níveis de competência governamental, incluindo federal, estadual, municipal e territorial. Regulamentos autônomos explicam diretamente a Constituição e constituem atos normativos primários, enquanto regulamentos independentes também interpretam disposições constitucionais. O princípio da legalidade prevalece nos sistemas constitucionais contemporâneos, assegurando que os regulamentos operem dentro de limites legais definidos. Trabalhos académicos de autores como Francisco, Leal e Velloso contribuíram para a compreensão da natureza e função complexa dos mecanismos regulatórios.
2. latim. O latim é uma língua indo-europeia antiga originária do Lácio, Roma, que se tornou a língua oficial da República Romana, Império e Igreja Católica. Caracterizado por sua sintaxe flexiva, o latim evoluiu através de vários estágios históricos, desde períodos pré-literários até clássicos. O latim vulgar formou a base para as línguas românicas modernas como italiano, espanhol e francês. Embora não seja mais falado nativamente, o latim permaneceu significativo em contextos eclesiásticos e académicos, servindo como língua franca do mundo ocidental por mais de um milénio. Seu alfabeto tornou-se globalmente prevalente, e influenciou significativamente o vocabulário na ciência, direito e academia. Apesar de se tornar uma "língua morta", o legado do latim continua através de suas amplas contribuições linguísticas, uso continuado nos processos administrativos do Vaticano e seu papel fundacional nas tradições intelectuais e culturais ocidentais.
Vade mecum (Wikipedia)

Vade mecum é, de forma geral, uma denominação para qualquer livro de referência de uso muito frequente e que instrui o leitor a fazer determinadas tarefas. A palavra origina-se numa expressão latina que significa "vamos juntos", "vai comigo" ou "vem comigo" onde vade é "Vamos", "vem" ou "vai" em português, e mecum significa "comigo" ou "juntos".

Um Vade Mécum de legislação do Brasil.

Em Direito refere-se a um compêndio das obras básicas para serem consultadas facilmente. O vade-mécum pode ser genérico, trazendo o texto da Constituição vigente, os códigos e as leis gerais, mas pode ainda ser especializado e compilar a legislação de uma determinada área do Direito, como é o caso do vade-mécum trabalhista ou previdenciário, ou o vade-mécum de licitações e contratos, ou para concursos desta área.

Apesar de ser um trabalho essencialmente ligado ao Direito, este não se encerra neste domínio do saber, sabendo-se existirem vade mecums nos domínios da doutrina social da Igreja, pensamento político, doutrinas de segurança e defesa. Muitos destes trabalhos são conhecidos desde o século XV, sendo que alguns deles têm conhecido constante atualização.

A área da saúde também possui um vade mecum, sendo mais focado na área de Farmácia, que possui o vade mecum de medicamentos, uma lista de todos os tipos de remédios, e pode ser usado por farmacêuticos, médicos, dentistas, e outros profissionais ligados a área da saúde.

Atualmente existem outros formatos, em mídia eletrônica, como o vade mecum para o iPhone, iPad, iPod touch ou mesmo para aparelhos com o sistema Android.

Vade-mécum em inglês é definido como handbook ou pocket reference e este por sua vez também pode ser traduzido como "manual" ou "guia".

Referências

  Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Os nossos artigos mais recentes no blogue

Aviso Legal: O Advogados.cv não oferece serviços de consultoria ou assessoria jurídica. Não somos advogados e as informações disponibilizadas em nossa plataforma têm apenas caráter informativo e educacional. Para orientação ou apoio jurídico específico, recomendamos que você procure um advogado qualificado ou entre em contato com a Ordem dos Advogados de Cabo Verde.
O Advogados.cv é uma plataforma independente e não possui qualquer vínculo, parceria ou afiliação oficial com a Ordem dos Advogados de Cabo Verde (OACV). Nosso objetivo é oferecer um serviço informativo e acessível para conectar advogados e cidadãos, bem como disponibilizar recursos jurídicos úteis. Respeitamos e reconhecemos o trabalho da OACV como entidade reguladora da profissão de advocacia em Cabo Verde.
pt_PT_ao90Portuguese