Teodósio II

Copie o seguinte código HTML iframe para o seu sítio Web:

Partilhar isto

Teodósio II, imperador bizantino que reinou de 408 a 450 d.C., ascendeu ao trono aos 7 anos sob a regência de Antêmio e depois sua irmã Pulquéria. Seu reinado foi marcado por significativas conquistas administrativas e defensivas, incluindo a construção das Muralhas de Teodósio e a implementação de leis contra grupos não ortodoxos. Casou-se com Eudócia, com quem teve três filhos, e manteve complexas dinâmicas de corte envolvendo a influência de sua irmã. Teodósio foi instrumental em apoiar o Império Ocidental, particularmente na elevação de Valentiniano III como Augusto e na resposta à invasão vândala da África. Seu período viu uma maior centralização do poder imperial, consolidação religiosa do Cristianismo Ortodoxo e manobras diplomáticas entre territórios romanos orientais e ocidentais. Apesar de desafios pessoais e disputas familiares, manteve a estabilidade imperial e expandiu as capacidades políticas e defensivas de Constantinopla.

Teodósio II (Wikipedia)
 Nota: Se procura outros indivíduos com o mesmo nome, veja Teodósio (desambiguação).

Flávio Teodósio (em latim: Flavius Theodosius Augustus; 10 de abril de 40128 de julho de 450), chamado também Teodósio II ou Teodósio, o Calígrafo, foi coimperador de 402 a 408 com seu pai Arcádio (r. 395–408), imperador sob regência do prefeito Antêmio entre 408 e 414, sob regência de sua irmã Pulquéria entre 414 e 416 e imperador solo de 416 até sua morte em 450. Em seu reinado, guerreou contra a Pérsia (421–422) do Vararanes V (r. 420–432) e foi atacado pelos hunos de Átila (r. 434–453). Consegue aplacar seus inimigos aceitando pagar alto tributo em ouro. Também é de seu reinado a fracassada expedição contra o Reino Vândalo da antiga África proconsular.

Teodósio II
Augusto do Império Romano do Oriente
Teodósio II
Busto em mármore de Teodósio II. Museu do Louvre
Coimperador (com Arcádio)
Reinado 10 de janeiro de 402
01 de maio de 408
Antecessor(a) Arcádio
Imperador (sob regência de Antêmio)
Reinado 01 de maio de 408414
Imperador (sob regência de Pulquéria)
Reinado 414416
Imperador (reinado solo)
Reinado 41628 de julho de 450
Sucessor(a) Marciano
Nascimento 10 de abril de 401
  Constantinopla
Morte 28 de julho de 450
  Constantinopla
Sepultado em Igreja dos Santos Apóstolos
Cônjuge Élia Eudócia
Descendência Licínia Eudóxia
Flacila
Arcádio
Dinastia teodosiana
Pai Arcádio
Mãe Élia Eudóxia
Religião catolicismo

Para assegurar sua ascensão, já em 402 Arcádio nomeou o xá Isdigerdes I (r. 399–420) como seu guardião legal e em 404 nomeou o cubiculário Antíoco como seu tutor. Com a morte de Arcádio em 408, Isdigerdes envolveu-se na política imperial sob interesse legal de Teodósio, cuja tutoria fica com Antíoco e a regência com Antêmio. As fontes indicam que seu tio Honório (r. 395–423) também estava preocupado com o imperador infante e queria envolver-se nos assuntos da corte imperial. Em 414, Pulquéria assume a regência, que ainda duraria por mais 2 anos antes de Teodósio poder governar sozinho.

Durante seu reinado, foi dominado pelas figuras centrais que o cercavam em Constantinopla. Em 413, foram construídas as Muralhas de Teodósio, a segunda linha de defesa terrestre da capital, sob influência de Antêmio. Em 438, promulga o Código de Teodósio, uma compilação de leis do Império Romano desde 312 até o seu tempo. Teodósio também envolveu-se em duas importantes controvérsias cristológicas, o nestorianismo e eutiquianismo, e em 449 comissionou o Segundo Concílio de Éfeso para resolver tais questões. Falece em 28 de julho de 450, após sofrer um acidente de cavalo. Foi sucedido por Marciano.

Os nossos artigos mais recentes no blogue

Aviso Legal: O Advogados.cv não oferece serviços de consultoria ou assessoria jurídica. Não somos advogados e as informações disponibilizadas em nossa plataforma têm apenas caráter informativo e educacional. Para orientação ou apoio jurídico específico, recomendamos que você procure um advogado qualificado ou entre em contato com a Ordem dos Advogados de Cabo Verde.
O Advogados.cv é uma plataforma independente e não possui qualquer vínculo, parceria ou afiliação oficial com a Ordem dos Advogados de Cabo Verde (OACV). Nosso objetivo é oferecer um serviço informativo e acessível para conectar advogados e cidadãos, bem como disponibilizar recursos jurídicos úteis. Respeitamos e reconhecemos o trabalho da OACV como entidade reguladora da profissão de advocacia em Cabo Verde.
pt_PT_ao90Portuguese