Religião

Copie o seguinte código HTML iframe para o seu sítio Web:

Partilhar isto

A religião é um conceito complexo originário do século XVII, abrangendo crenças, práticas e tradições culturais diversas. Estudada em múltiplas disciplinas, envolve rituais, narrativas e elementos espirituais que frequentemente transcendem a vida cotidiana. As principais religiões mundiais incluem o cristianismo, o islamismo, o hinduísmo e o budismo, representando coletivamente mais de 77% da população global. Abordagens acadêmicas examinam a religião através de perspetivas sociológicas, filosóficas e cognitivas, explorando as suas origens em experiências humanas como a consciência comunitária e a mortalidade. As definições variam amplamente, sem consenso académico estrito. As práticas religiosas vão desde cerimónias formais até experiências espirituais pessoais, e muitas vezes incluem dimensões sobrenaturais ou transcendentais. Globalmente, aproximadamente 59-63% das pessoas se identificam como religiosas, com variações entre diferentes demografias. O conceito continua a evoluir, desafiando as fronteiras tradicionais entre os domínios secular e espiritual.

Religião (Wikipedia)

Religião é uma série de sistemas socioculturais compostos por práticas, organizações, morais, crenças, cosmovisões, textos sagrados, lugares santificados, profecias ou ética que geralmente relacionam a humanidade a elementos sobrenaturais, transcendentais e espirituais - embora não haja consenso acadêmico sobre o que precisamente constitui uma "religião". Diferentes religiões podem ou não conter vários elementos que vão desde o divino, a sacralidade, a e um ser ou seres supremos.

Símbolos religiosos da esquerda para a direita, de cima para baixo: cristianismo, islamismo, hinduísmo, budismo, judaísmo, fé Baháʼí, eckankar, siquismo, jainismo, wicca, unitário-universalismo, xintoísmo, taoísmo, thelema, tenrikyo e zoroastrismo

As práticas religiosas podem incluir rituais, sermões, festivais, venerações (de divindades ou santos), sacrifícios, festas, transes, iniciações, serviços matrimoniais e funerários, meditações, orações, músicas, artes ou danças. As religiões têm histórias e narrativas que podem ser preservadas em textos, símbolos e locais sagrados, que visam principalmente dar sentido à vida, além de muitas vezes terem contos simbólicos que podem tentar explicar a origem da vida, do universo e de outros fenômenos; alguns seguidores acreditam que estas são histórias verdadeiras; outros as consideram um mito. Tradicionalmente, tanto a fé como a razão têm sido consideradas fontes de crenças religiosas.

Existem cerca de 10 mil religiões diferentes em todo o mundo, embora quase todas tenham grupos de seguidores relativamente pequenos e regionais. Quatro religiões - cristianismo, islamismo, hinduísmo e budismo - representam mais de 77% da população mundial. Cerca de 92% da população global segue uma das quatro religiões principais citadas ou se identifica como não religiosa, o que significa que as mais de 9 mil religiões restantes representam apenas 8% da população do planeta. O grupo demográfico sem filiação religiosa inclui aqueles que não se identificam com nenhuma religião específica, como ateus e agnósticos, embora muitos ainda tenham várias crenças religiosas.

Muitas religiões mundiais também são religiões organizadas, como as religiões abraâmicas, enquanto outras são indiscutivelmente menos, em particular as religiões populares, as religiões indígenas e algumas religiões orientais. Uma parte da população mundial também é membro de novos movimentos religiosos. O estudo da religião compreende uma ampla variedade de disciplinas acadêmicas, como teologia, filosofia da religião, religião comparada e estudos científicos sociais. As teorias da religião oferecem várias explicações para as suas origens e funcionamento, incluindo os fundamentos ontológicos do ser e da crença religiosa.

Os nossos artigos mais recentes no blogue

Aviso Legal: O Advogados.cv não oferece serviços de consultoria ou assessoria jurídica. Não somos advogados e as informações disponibilizadas em nossa plataforma têm apenas caráter informativo e educacional. Para orientação ou apoio jurídico específico, recomendamos que você procure um advogado qualificado ou entre em contato com a Ordem dos Advogados de Cabo Verde.
O Advogados.cv é uma plataforma independente e não possui qualquer vínculo, parceria ou afiliação oficial com a Ordem dos Advogados de Cabo Verde (OACV). Nosso objetivo é oferecer um serviço informativo e acessível para conectar advogados e cidadãos, bem como disponibilizar recursos jurídicos úteis. Respeitamos e reconhecemos o trabalho da OACV como entidade reguladora da profissão de advocacia em Cabo Verde.
pt_PT_ao90Portuguese