Juízo

Copie o seguinte código HTML iframe para o seu sítio Web:

Partilhar isto

O juízo é um processo cognitivo de estabelecer relações significativas entre conceitos através do pensamento lógico. Envolve afirmar uma ideia sobre outra, tipicamente estruturada com um sujeito, um atributo (predicado) e uma cópula (o verbo “ser”). Filósofos e psicólogos veem o juízo como um aspeto fundamental do raciocínio racional e da cognição. O processo permite aos indivíduos integrar ideias, abordar necessidades atuais e dar sentido a informações complexas. O juízo interseta múltiplas disciplinas académicas, incluindo filosofia, psicologia e estudos cognitivos. Contudo, o artigo atual carece de citações abrangentes e pode requerer uma revisão académica para melhorar a sua fiabilidade e rigor académico. O quadro concetual se baseia em tradições filosóficas clássicas, particularmente na lógica aristotélica, que enfatiza a estrutura fundamental da afirmação e da relação concetual na compreensão humana.

Juízo (Wikipedia)
 Nota: Para o conceito jurídico, veja Vara (direito). Para o documentário brasileiro, veja Juízo (filme).

Juízo é o processo que conduz ao estabelecimento das relações significativas entre conceitos, que conduzem ao pensamento lógico objetivando alcançar uma integração significativa, que dê possibilidade a uma atitude racional frente as necessidades do momento. E julgar é, nesse caso, estabelecer uma relação entre conceitos.

A natureza do juízo consiste em afirmar uma coisa de outra, diz Aristóteles. O juízo encerra, pois três elementos: duas ideias e uma afirmação. A ideia da qual se afirma alguma coisa chama-se sujeito. A ideia que se afirma do sujeito chama-se atributo ou predicado. Quanto à própria afirmação, representa-se pelo verbo é, chamado cópula, porque une o atributo ao sujeito.

Os nossos artigos mais recentes no blogue

Aviso Legal: O Advogados.cv não oferece serviços de consultoria ou assessoria jurídica. Não somos advogados e as informações disponibilizadas em nossa plataforma têm apenas caráter informativo e educacional. Para orientação ou apoio jurídico específico, recomendamos que você procure um advogado qualificado ou entre em contato com a Ordem dos Advogados de Cabo Verde.
O Advogados.cv é uma plataforma independente e não possui qualquer vínculo, parceria ou afiliação oficial com a Ordem dos Advogados de Cabo Verde (OACV). Nosso objetivo é oferecer um serviço informativo e acessível para conectar advogados e cidadãos, bem como disponibilizar recursos jurídicos úteis. Respeitamos e reconhecemos o trabalho da OACV como entidade reguladora da profissão de advocacia em Cabo Verde.
pt_PT_ao90Portuguese