Helieia

Copie o seguinte código HTML iframe para o seu sítio Web:

Partilhar isto

A Helieia era um tribunal[1] judicial antigo ateniense, possivelmente estabelecido por Clístenes ou Sólon[2], servindo como tribunal de apelação. Composto por 6.000 membros selecionados localmente por sorteio, os participantes eram obrigados a ser cidadãos com mais de 30 anos, livres de dívidas e incapacidades civis. Deficiências intelectuais ou físicas podiam isentar indivíduos do serviço. O tribunal tinha o poder de ouvir casos, impor punições e aplicar multas. Os membros podiam ser desqualificados da participação, com tais informações apresentadas ao tribunal. Em Argos, uma instituição semelhante reunia-se em um local chamado “haliaia”. A etimologia do termo está conectada a “Helios” (sol) e “heliousthai” (apreciar o sol). Fontes históricas que documentam a Helieia incluem obras de Aristóteles, Andócides, Aristófanes, Demóstenes e Plutarco, bem como publicações académicas modernas sobre práticas democráticas atenienses.

Terms definitions
1. tribunal. Os tribunais são instituições legais que resolvem disputas nos domínios civil, criminal e administrativo, operando sob o estado de direito em sistemas de direito comum e civil. Compreendendo pelo menos três participantes-chave — requerente, réu e judiciário — os tribunais funcionam em fóruns ou salas de audiências específicos com complexidade estrutural variável. Sua autoridade, conhecida como jurisdição, é legalmente definida e permite-lhes determinar factos, interpretar leis e aplicar remédios apropriados. Historicamente enraizados nas tradições jurídicas inglesa e romana, os tribunais evoluíram para abordar necessidades jurídicas societais cada vez mais complexas. Servem funções críticas em sociedades democráticas contemporâneas ao proporcionar aos indivíduos acesso a recursos legais, sustentar o devido processo legal e manter a ordem sistémica. Os tribunais continuam a ser mecanismos essenciais de resolução de conflitos, adaptando-se a paisagens sociais, políticas e legais em mudança, preservando ao mesmo tempo princípios fundamentais de justiça.
2. Sólon ( Sólon ) Sólon foi um influente estadista, legislador e poeta ateniense que viveu de 638 a 558 a.C. Considerado um dos Sete Sábios da Grécia Antiga, ele iniciou reformas cruciais em Atenas durante 594 a.C., incluindo a abolição da escravidão por dívidas, a instituição de uma constituição timocrática e a revisão do código legal dracônio. Estabeleceu corpos governantes fundamentais como a Bule de 400 e a Eclésia, e reformou as estruturas económicas e sociais de Atenas. Sólon era também um poeta notável, compondo obras elegíacas que expressavam as suas ideias políticas e pensamentos filosóficos. As suas viagens, incluindo encontros com o rei Creso em Sardes e o faraó Amasis no Egito, aumentaram ainda mais a sua reputação. As suas contribuições legislativas e poéticas influenciaram significativamente a sociedade ateniense e estão documentadas por várias fontes académicas, tornando-o uma figura fundamental na primeira história política e literária grega.
Helieia (Wikipedia)

A Helieia (em grego: Ήλιαία; em grego dórico: Halia) era o tribunal supremo da Atenas antiga. A opinião generalizada entre os acadêmicos é de que a origem de seu nome é o verbo Ήλιάζεσθαι, que significa συναθροίζεσθαι, "congregar". Outra versão afirma que seu nome se deve ao fato de que as reuniões ocorriam ao ar livre, sob o sol (Helios). A Helieia também era chamada de 'Grande Eclésia'; inicialmente designava o local onde as audiências eram convocadas, porém posteriormente o termo passou a designar a assembleia em si.

Juízes que a integravam eram chamados de heliastas (Ήλιασταί), dicastas (δικασταί), e omomokótes (ὀμωμοκότες, lit. "aqueles que juraram", ou seja, os jurados). O ato de julgar era chamado de Ήλιάζεσθαι (heliázesthai) ou δικάζειν (dikázein).

Os nossos artigos mais recentes no blogue

Aviso Legal: O Advogados.cv não oferece serviços de consultoria ou assessoria jurídica. Não somos advogados e as informações disponibilizadas em nossa plataforma têm apenas caráter informativo e educacional. Para orientação ou apoio jurídico específico, recomendamos que você procure um advogado qualificado ou entre em contato com a Ordem dos Advogados de Cabo Verde.
O Advogados.cv é uma plataforma independente e não possui qualquer vínculo, parceria ou afiliação oficial com a Ordem dos Advogados de Cabo Verde (OACV). Nosso objetivo é oferecer um serviço informativo e acessível para conectar advogados e cidadãos, bem como disponibilizar recursos jurídicos úteis. Respeitamos e reconhecemos o trabalho da OACV como entidade reguladora da profissão de advocacia em Cabo Verde.
pt_PT_ao90Portuguese