Decreto

Copie o seguinte código HTML iframe para o seu sítio Web:

Partilhar isto

Um decreto é um ato administrativo ou legislativo emitido por autoridades executivas ou governamentais em diversos países. No Brasil e em Portugal, os decretos são utilizados para nomeações, regulamentos[1] e implementação de leis, com variações entre níveis nacionais e regionais. Os Estados Unidos historicamente usaram decretos em tribunais de equidade, atualmente substituídos por sentenças. Os decretos franceses são regulamentos administrativos adotados por altos funcionários governamentais, classificados acima das ordens ministeriais, mas abaixo das leis. Na Federação Russa, os decretos presidenciais têm força legal, mas não podem alterar fundamentalmente a legislação existente. Estes instrumentos legais servem a diversos propósitos, desde a ratificação de tratados internacionais e nomeações governamentais até o fornecimento de quadros regulatórios, sempre operando dentro da hierarquia legal estabelecida em suas respetivas jurisdições.

Terms definitions
1. regulamentos. Regulamentos são atos normativos emitidos pelo Poder Executivo, caracterizados pela abstração, generalidade e imperatividade. Servem para detalhar atos normativos superiores e são principalmente limitados por quadros constitucionais e legais. As classificações incluem tipos regulatórios, delegados, autônomos e independentes, com âmbito variando de efeitos administrativos internos a efeitos gerais externos. Podem ser espontâneos ou provocados, e abrangem diversos níveis de competência governamental, incluindo federal, estadual, municipal e territorial. Regulamentos autônomos explicam diretamente a Constituição e constituem atos normativos primários, enquanto regulamentos independentes também interpretam disposições constitucionais. O princípio da legalidade prevalece nos sistemas constitucionais contemporâneos, assegurando que os regulamentos operem dentro de limites legais definidos. Trabalhos académicos de autores como Francisco, Leal e Velloso contribuíram para a compreensão da natureza e função complexa dos mecanismos regulatórios.
Decreto (Wikipedia)

Um decreto, em termos gerais e globais, e respeitados em cada sistema jurídico, é uma ordem emanada de uma autoridade superior ou órgão (civil, militar, leigo ou eclesiástico) que determina o cumprimento de uma resolução.

Os nossos artigos mais recentes no blogue

Aviso Legal: O Advogados.cv não oferece serviços de consultoria ou assessoria jurídica. Não somos advogados e as informações disponibilizadas em nossa plataforma têm apenas caráter informativo e educacional. Para orientação ou apoio jurídico específico, recomendamos que você procure um advogado qualificado ou entre em contato com a Ordem dos Advogados de Cabo Verde.
O Advogados.cv é uma plataforma independente e não possui qualquer vínculo, parceria ou afiliação oficial com a Ordem dos Advogados de Cabo Verde (OACV). Nosso objetivo é oferecer um serviço informativo e acessível para conectar advogados e cidadãos, bem como disponibilizar recursos jurídicos úteis. Respeitamos e reconhecemos o trabalho da OACV como entidade reguladora da profissão de advocacia em Cabo Verde.
pt_PT_ao90Portuguese