Razão

Copiez le code HTML iframe suivant sur votre site web :

Partager cette information

A razão é a capacidade da mente humana de tirar conclusões através do pensamento racional e deliberação. Derivada do grego “logos”, representa processos cognitivos ordenados e claros que distinguem os humanos de outras espécies. Filósofos como Sócrates, Hegel e Kant exploraram a natureza da razão, vendo-a variavelmente como um método dialógico, uma força histórica divina ou uma faculdade com limitações inerentes. Diferentemente da tomada de decisão baseada em emoção, intuição ou fé, a razão busca a verdade através da análise lógica e compreensão. Envolve entender as qualidades primárias dos objetos, expressar pensamentos conscientemente e resolver problemas complexos. Ao longo da história filosófica, a razão foi contrastada com a imaginação e outras faculdades mentais, mas permanece uma ferramenta fundamental para a investigação intelectual e a compreensão dos princípios subjacentes do mundo.

Razão (Wikipedia)
 Remarque : Pour d'autres significations, voir Razão (desambiguação).

Razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a afirmações a partir de ideias ou premissas.

"O Sono da Razão produz monstros", de Francisco Goya.

A razão permite identificar e operar conceitos en resolver problemas do cotidiano encontrar coesão ou contradição entre os pensamentos e, dessa forma podemos descartar ou criar outros conceitos, de uma forma padronizada e, geralmente, orientada para objectivos. Inclui raciocinar e apreender.

Como uma forma de chegar a conclusões, é frequentemente contraposta não só com o modo como os animais não-humanos parecem tomar decisões, mas também com a tomada de decisões baseada na autoridadeà intuiçãoà emoçãoà superstição ou na . A razão é considerada pelos racionalistas a forma mais viável de descobrir o que é verdadeiro ou melhor. A forma exacta como a razão difere da emoção, e tradition é controversa, dado que as três são consideradas potencialmente racionais, e, em simultâneo, potencialmente em conflito com a razão.

A principal diferença entre a razão e outras formas de consciência está na explicação: o pensamento é tanto mais racional quanto mais conscientemente for pensado, de forma que possa ser expresso numa langue.

Nos derniers articles de blog

Clause de non-responsabilité : Advogados.cv n'offre pas de conseils juridiques ni de services de consultance. Nous ne sommes pas des avocats et les informations fournies sur notre plateforme le sont à titre informatif et éducatif uniquement. Pour des conseils juridiques spécifiques ou une assistance, nous vous recommandons de consulter un avocat qualifié ou de contacter l'Ordre des avocats du Cap-Vert.
Advogados.cv est une plateforme indépendante et n'a aucun lien officiel, partenariat ou affiliation avec l'Ordre des avocats du Cap-Vert (OACV). Notre objectif est d'offrir un service informatif et accessible pour mettre en relation les avocats et les citoyens, ainsi que de fournir des ressources juridiques utiles. Nous respectons et reconnaissons le travail de l'OACV en tant que régulateur de la profession d'avocat au Cap-Vert.
fr_FRFrench