Globalização

Copie o seguinte código HTML iframe para o seu sítio Web:

Partilhar isto

A globalização representa um processo histórico complexo de crescente interconexão através dos domínios económico, cultural e comunicacional. Emergindo das primeiras rotas comerciais como a Rota da Seda, acelerou através de avanços tecnológicos em transporte e comunicação[1]. O período pós-Segunda Guerra Mundial viu uma expansão significativa através de instituições internacionais, blocos económicos e corporações multinacionais. Os principais impactos incluem a troca global de informações através de tecnologias de internet, facilitação do comércio transfronteiriço e hibridização cultural. Embora permita uma conectividade e oportunidades económicas sem precedentes, a globalização levanta simultaneamente desafios críticos em torno da homogeneização cultural, sustentabilidade ambiental e desigualdade económica. O fenómeno transformou a forma como bens, serviços, ideias e pessoas se movem através de fronteiras nacionais, criando possibilidades integrativas e potenciais tensões sociais. A sua natureza multifacetada continua a provocar debates académicos e políticos sobre as suas implicações societais de longo prazo.

Définitions des termes
1. comunicação. A comunicação é um processo complexo de troca de informações através de sinais, símbolos e canais tecnológicos. Evoluindo das formas oral e escrita para plataformas digitais, engloba vários modos, incluindo comunicação verbal, não verbal e mediada. Emergindo no início do século XX, a teoria da comunicação explora a estrutura e a significação social da interação humana em diferentes contextos, como domínios interpessoal, organizacional e intercultural. A semiótica desempenha um papel crucial na compreensão de como pensamentos e sentimentos são transformados em sinais compreensíveis. Avanços tecnológicos, particularmente computadores e redes sociais, continuam a remodelar processos de comunicação, transitando da mídia de massa tradicional para redes colaborativas. O campo obtém insights de disciplinas humanísticas como filosofia, sociologia e psicologia, examinando a comunicação como um fenômeno social dinâmico que reflete a conectividade humana e a troca de informações.
Globalização (Wikipedia)

A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política, que teria sido impulsionado pela redução de custos dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI sendo considerada a maior mudança da história da economia nos últimos 40 anos. Embora vários estudiosos situem a origem da globalização em tempos modernos, outros traçam a sua história muito antes da era das descobertas e viagens ao Novo Mundo pelos europeus. Alguns até mesmo traçam as origens ao terceiro milênio a.C.

Participação global da riqueza por grupo de riqueza, Credit Suisse, 2021

O termo "globalização" tem estado em uso crescente desde meados da década de 1980 e especialmente a partir de meados da década de 1990. Em 2000, o Fundo Monetário Internacional (FMI) identificou quatro aspectos básicos da globalização: comércio e transações financeiras, movimentos de capital e de investimento, migração e movimento de pessoas e a disseminação de conhecimento onde os países relevantes se integram para dar força ao capital transnacional. Além disso, os desafios ambientais, como a mudança climática, poluição do ar e excesso de pesca do oceano, estão ligados à globalização.

Os nossos artigos mais recentes no blogue

Clause de non-responsabilité : Advogados.cv n'offre pas de conseils juridiques ni de services de consultance. Nous ne sommes pas des avocats et les informations fournies sur notre plateforme le sont à titre informatif et éducatif uniquement. Pour des conseils juridiques spécifiques ou une assistance, nous vous recommandons de consulter un avocat qualifié ou de contacter l'Ordre des avocats du Cap-Vert.
Advogados.cv est une plateforme indépendante et n'a aucun lien officiel, partenariat ou affiliation avec l'Ordre des avocats du Cap-Vert (OACV). Notre objectif est d'offrir un service informatif et accessible pour mettre en relation les avocats et les citoyens, ainsi que de fournir des ressources juridiques utiles. Nous respectons et reconnaissons le travail de l'OACV en tant que régulateur de la profession d'avocat au Cap-Vert.
fr_FRFrench