
La communication est un processus complexe d'échange d'informations par le biais de signes, de symboles et de canaux technologiques. Évoluant des formes orales et écrites aux plateformes numériques, elle englobe différents modes, dont la communication verbale, non verbale et médiatisée. Apparue au début du XXe siècle, la théorie de la communication explore la structure et la signification sociale de l'interaction humaine dans différents contextes, tels que les domaines interpersonnels, organisationnels et interculturels. La sémiotique joue un rôle crucial pour comprendre comment les pensées et les sentiments sont transformés en signes compréhensibles. Les avancées technologiques, en particulier les ordinateurs et les réseaux sociaux, continuent de remodeler les processus de communication, passant des médias de masse traditionnels aux réseaux collaboratifs. La sémiotique s'inspire de disciplines humanistes telles que la philosophie, sociologie[1] et la psychologie, en examinant la communication comme un phénomène social dynamique qui reflète la connectivité humaine et l'échange d'informations.
A communication (du latin communicatio.onis, que significa "ação de participar") é um processo que envolve a troca de informações entre dois ou mais interlocutores por meio de signos e regras semióticas mutuamente entendíveis. Trata-se de um processo social primário, que permite criar e interpretar mensagens que provocam uma resposta.
Os passos básicos da comunicação são as motivações ou a intenção de comunicar, a composição da mensagem, a codificação e transmissão das mensagens codificadas, a recepção dos sinais, a decodificação e finalmente a interpretação da mensagem por parte do receptor. O processo da comunicação se define pela tecnologia da comunicação, as características dos emissores e receptores da informação, seus códigos culturais de referência, seus protocolos de comunicação e o alcance do processo.
A comunicação inclui temas técnicos (por exemplo, as telecomunicações), biológicos (por exemplo, fisiologia, função e evolução) e sociais (por exemplo, jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisual e mídia). No processo de comunicação em que está envolvido algum tipo de aparato técnico que intermedia os locutores, diz-se que há uma comunicação mediada.
Para a semiótica, o ato de comunicar é a materialização do pensamento/sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas. Esses símbolos são transmitidos e reinterpretados pelo receptor. Também é possível pensar em novos processos de comunicação, que englobam as redes colaborativas e os sistemas híbridos, que combinam comunicação de massa e comunicação pessoal.
Os estudos científicos da comunicação podem ser divididos em: