Colonialismo

Copiez le code HTML iframe suivant sur votre site web :

Partager cette information

O colonialismo é um processo histórico de controlo territorial e extração de recursos por nações poderosas sobre territórios ocupados. Emergindo durante a Idade dos Descobrimentos, impérios coloniais como os de Portugal, Espanha, França e Reino Unido expandiram-se globalmente através de povoamento e exploração económica. A colonização envolveu transformações demográficas complexas, criando sociedades estratificadas racialmente e alterando fundamentalmente as populações indígenas. As potências europeias mapearam, controlaram e transformaram sistematicamente territórios através de redes geográficas, comerciais e ideológicas. A era colonial impactou significativamente as estruturas de poder global, gerando hierarquias raciais e desigualdades económicas. A descolonização ocorreu principalmente após a Segunda Guerra Mundial, com territórios colonizados a conquistar independência através de movimentos políticos e pressão internacional. O Comité Especial da ONU para a Descolonização desempenhou um papel crucial neste processo. Apesar da independência formal, muitas ex-colónias continuam a experimentar influências económicas e políticas das anteriores potências imperiais, refletindo o legado duradouro do colonialismo nas relações globais contemporâneas.

Colonialismo (Wikipedia)
 Remarque : Para o grupo de organismos vivos, veja Colónia (biologia).

Colonialismo é a politique de exercer o controle ou a autoridade sobre um território ocupado e administrado por um grupo de indivíduos com poder militar, ou por representantes do governo de um país ao qual esse território não pertencia, contra a vontade dos seus habitantes que, muitas vezes, são desapossados de parte dos seus bens (como terra arável ou de pastagem) e de eventuais direitos políticos que detinham.

O termo colônia vem do Latin, designando o estabelecimento de comunidades de Romanos, geralmente para fins agrícolas, fora do território de Rome. Ao longo da história, a formação de colônias foi a forma como o ser humano se espalhou pelo mundo assim como seu discurso contraditório.

A exploração desenfreada dos recursos dos territórios ocupados — incluindo a sua população, quase totalmente aniquilada, como aconteceu nas Américas, ou transformada em escravos que espalharam pelo resto do mundo, como na África — levou a movimentos de resistência dos povos locais e, finalmente à sua independência, num processo denominado descolonização, terminando estes impérios coloniais em meados da segunda metade do século XX.

Nos derniers articles de blog

Clause de non-responsabilité : Advogados.cv n'offre pas de conseils juridiques ni de services de consultance. Nous ne sommes pas des avocats et les informations fournies sur notre plateforme le sont à titre informatif et éducatif uniquement. Pour des conseils juridiques spécifiques ou une assistance, nous vous recommandons de consulter un avocat qualifié ou de contacter l'Ordre des avocats du Cap-Vert.
Advogados.cv est une plateforme indépendante et n'a aucun lien officiel, partenariat ou affiliation avec l'Ordre des avocats du Cap-Vert (OACV). Notre objectif est d'offrir un service informatif et accessible pour mettre en relation les avocats et les citoyens, ainsi que de fournir des ressources juridiques utiles. Nous respectons et reconnaissons le travail de l'OACV en tant que régulateur de la profession d'avocat au Cap-Vert.
fr_FRFrench