Herança é um conceito multifacetado enraizado no latim[1], referindo-se aos ativos, direitos e obrigações de valor económico pertencentes a uma pessoa, empresa ou entidade. Etimologicamente derivado de “patrimoniu”, tradicionalmente significa algo recebido do pai. Em contextos jurídicos e contabilísticos, herança representa uma unidade indivisível que não pode ser dividida em múltiplos segmentos. A teoria da afetação desafia esta visão tradicional ao sugerir que certos ativos podem ser restringidos para propósitos específicos, principalmente através de autorização legal. Legalmente, herança pode ser determinada através de procedimentos de inventário ou balanço e engloba ativos tangíveis e intangíveis. Para além das implicações económicas, o termo também se estende aos domínios cultural e arquitetónico, representando uma estrutura abrangente de propriedade, valor e propósito através de várias disciplinas.
Em law, assets(pt-BR) ou património(pt-PT?) são os bens, direitos e obrigações de valor econômico e pertencentes a uma pessoa ou empresa. Já em contabilidade, é a parte jurídica e material da azienda.
O patrimônio, como objeto científico da contabilidade, foi proposto pelos seguidores das correntes científicas do patrimonialismo e neopatrimonialismo.
O patrimônio constitui uma universalidade e é indivisível, não podendo ser desmembrado. Não se admite pluralidade de patrimônios na mesma pessoa, e isso porque, fundamentalmente, se fosse facultado a cada sujeito, a seu exclusivo critério, separar bens do patrimônio e, com eles, formar massas patrimoniais separadas que não possam ser visadas pelos seus credores em geral, seria possível desfalcar impunemente seu patrimônio.
Em direito, "bem" é, por vezes, um sinônimo de "patrimônio". O inventário seria o primeiro procedimento jurídico para se levantar o patrimônio de uma pessoa (o segundo seria o balanço patrimonial, para as pessoas jurídicas). Assim, no âmbito das pessoas físicas, patrimônio pode ser aquilo que foi deixado por alguém por herança.
Portanto, pode-se afirmar que existem vários sentidos para o termo "patrimônio": pode ser o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade; pode ser o conjunto de bens de uma entidade; ou pode ser o conjunto de bens de uma atividade, como no caso de património arquitetônico, patrimônio cultural