A doutrina jurídica compreende princípios e regras derivados de decisões judiciais, principalmente em sistemas de law[4] comum. Fornece uma estrutura sistemática para interpretar a law[5], garantindo consistência e previsibilidade na administração[1] jurídica. Através da doutrina do precedente, os tribunais desenvolvem decisões passadas para estabelecer princípios jurídicos vinculativos que evoluem com as mudanças sociais e económicas. Ao contrário dos sistemas de direito civil[3] que dependem fortemente de códigos estatutários, os sistemas de direito comum enfatizam a interpretação judicial e o precedente. A doutrina jurídica desempenha um papel crucial na promoção do estado de direito[2], aumentando a legitimidade do system[6] judicial e permitindo que os profissionais jurídicos aconselhem eficazmente os clientes. À medida que os tribunais abordam novos desafios jurídicos, a doutrina adapta-se continuamente, refinando princípios para permanecer responsiva às necessidades sociais, mantendo simultaneamente uma estrutura jurídica coerente.
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Maio de 2013) |
Doutrina jurídica é uma disciplina humanística que estuda o law. Distingue-se em escopo e métodos da Ciência do direito e da filosofia do direito.