God

Copy the following HTML iframe code to your website:

Share this

O conceito de Deus varia através de sistemas de crença, variando desde seres supremos monoteístas até espíritos politeístas que controlam partes do universo. Etimologicamente, o termo deriva de raízes proto-indo-europeias que significam “brilhante” ou “celestial”. Debates teológicos e filosóficos exploram a existência de Deus através de argumentos como perspetivas ontológicas, cosmológicas e teleológicas. Diferentes tradições veem a natureza de Deus de maneiras diferentes – algumas veem a divindade como uma entidade pessoal, outras como uma força impessoal ou princípio universal. As perspetivas variam desde crenças teístas que enfatizam relações espirituais e adoração até conceitos deístas e panteístas de uma presença divina distante ou imanente. Visões ateístas e agnósticas desafiam a compreensão religiosa tradicional, argumentando que a existência de Deus não pode ser cientificamente provada ou é fundamentalmente desconhecível. O discurso continua a examinar atributos divinos, implicações morais e a relação complexa entre crença religiosa e investigação racional.

God (Wikipedia)
 Note: Se procura outros significados, veja Deus (desambiguação).

Nos sistemas de crenças monoteístas, God é geralmente visto como o ser supremo, criador e principal objeto da faith. Nos sistemas de crenças politeístas, um deus é "um espírito ou ser que se acredita ter criado, ou que controla alguma parte do universo ou da vida, motivo pelo qual tal divindade é frequentemente adorada". A crença na existência de pelo menos um deus é chamada de teísmo.

Representações de Deus em (da esquerda para a direita de cima) no cristianismo, islamismo, Hinduism, Judaism, siquismo e fé Bahá'í

As concepções de Deus variam consideravelmente. Muitos teólogos e filósofos notáveis desenvolveram argumentos a favor e contra a existência de Deus. O ateísmo rejeita a crença em qualquer divindade, enquanto o agnosticismo é a crença de que a existência de Deus é desconhecida ou incognoscível. Alguns teístas veem o conhecimento sobre Deus como derivado da fé. Deus é frequentemente concebido como a maior entidade existente.

Muitas vezes acredita-se que Deus é a causa de todas as coisas e, portanto, é visto como o criador, sustentador e governante do universo. Frequentemente considerado incorpóreo e independente da criação material, enquanto o panteísmo sustenta que Deus é o próprio universo. Deus às vezes é visto como onibenevolente, enquanto o deísmo sustenta que ele não está envolvido com a humanidade, sendo separado da sua criação.

Algumas tradições atribuem significado espiritual à manutenção de alguma forma de relacionamento com Deus, muitas vezes envolvendo atos como adoração e oração, e o vêem como a fonte de toda obrigação moral. Deus às vezes é descrito sem referência ao gênero, enquanto outros usam terminologia específica de gênero. Deus é referido por nomes diferentes dependendo do idioma e da tradição cultural, às vezes com diferentes nomes usados em referência aos seus vários atributos.

Our latest blog articles

Disclaimer: Advogados.cv does not offer legal advice or consultancy services. We are not lawyers and the information provided on our platform is for informational and educational purposes only. For specific legal advice or support, we recommend that you consult a qualified lawyer or contact the Cape Verde Bar Association.
Advogados.cv is an independent platform and has no official link, partnership or affiliation with the Cape Verde Bar Association (OACV). Our aim is to offer an informative and accessible service to connect lawyers and citizens, as well as to provide useful legal resources. We respect and recognise the work of the OACV as the regulator of the legal profession in Cape Verde.
en_GBEnglish