Criminology

Copy the following HTML iframe code to your website:

Share this

A Criminologia é uma disciplina científica que estuda as origens, a natureza e o controle do comportamento criminal[1]. Emergindo nos séculos XVIII e XIX, evoluiu através de escolas de pensamento distintas: clássica, positivista e sociológica. A escola clássica, liderada por Beccaria e Bentham, via o crime como uma escolha racional e defendia o castigo proporcional. A criminologia positivista, pioneira de Lombroso, focou na observação empírica e fatores biológicos, introduzindo teorias controversas sobre “criminosos natos”. A Escola de Chicago enfatizou posteriormente fatores sociais e ecológicos, vinculando o crime a estruturas comunitárias e desvantagens econômicas. Teorias subsequentes como Subcultural e de Controle exploraram como normas sociais, valores e vínculos influenciam o comportamento criminoso. Ao longo de seu desenvolvimento, a criminologia buscou compreender as complexas origens do crime, passando do determinismo biológico ao reconhecimento de influências sociais, psicológicas e ambientais na conduta criminosa.

Terms definitions
1. criminal. Criminals are individuals who violate legal norms by committing offences without justification. Their actions can range from impulsive offences motivated by emotional triggers to calculated and professional criminal activities. The classification of criminals includes impulsive offenders who act out of sudden emotion, occasional criminals who respond to specific circumstances and habitual criminals who systematically engage in criminal behaviour. Legal systems usually address criminal actions through due process, imposing sanctions such as imprisonment, fines or restrictions on rights. Punishments serve two purposes: corrective rehabilitation and deterrence. Factors that contribute to criminal behaviour include emotional instability, environmental influences and potential mental health challenges. The criminal justice approach varies depending on the type and severity of the offence, with interventions designed to prevent future criminal activity and protect society.
Criminology (Wikipedia)

A criminology é o conjunto de conhecimentos a respeito do crime, da criminalidade e suas causas, da vítima, do controle social do ato criminoso, bem como da personalidade do criminoso e da maneira de ressocializá-lo. Etimologicamente o termo deriva do Latin crimino ("crime") e do Greek logos ("tratado" ou "estudo"), seria portanto o "estudo do crime".

It's a science empírica, por basear-se na experiência da observação, nos fatos e na prática, mais do que em opiniões e argumentos, e também interdisciplinar, por ser formada pelo diálogo de uma série de ciências e disciplinas, tais como a biologia, a psicopatologia, a sociology, politics, a anthropology, o law, a criminalística, a philosophy and others.

A palavra "Criminologia" foi empregada pela primeira vez por Paul Topinard em 1883, e aplicada internacionalmente pelo Italian Raffaele Garofalo em 1885, em sua obra Criminology.

Criminologia (do latim crime, "acusação", e do grego antigo -λογία, -logia, de λόγος logos que significa: "palavra, razão") é o estudo do crime e do comportamento humano desviante. A criminologia é um campo interdisciplinar nas ciências comportamentais e sociais, que se baseia principalmente na pesquisa de sociólogos, cientistas políticos, economistas, psicólogos, filósofos, psiquiatras, biólogos, antropólogos sociais, bem como estudiosos do direito.

Criminologistas são as pessoas que trabalham e pesquisam o estudo do crime e a resposta da sociedade ao crime. Alguns criminologistas examinam padrões comportamentais de possíveis criminosos. Geralmente, os criminologistas realizam pesquisas e investigações, desenvolvendo teorias e analisando padrões empíricos.

Os interesses dos criminologistas incluem o estudo da natureza do crime e dos criminosos, origens do direito penal, etiologia do crime, reação social ao crime e o funcionamento das agências de aplicação da lei e das instituições penais. Pode-se dizer amplamente que a criminologia orienta suas investigações em três linhas: primeiro, investiga a natureza do direito penal e sua administração e as condições em que se desenvolve; segundo, analisa a causação do crime e a personalidade dos criminosos; e terceiro, estuda o controle do crime e a reabilitação dos infratores. Assim, a criminologia inclui no seu âmbito as atividades dos órgãos legislativos, agências de aplicação da lei, instituições judiciárias, instituições correcionais e agências sociais educacionais, privadas e públicas.

Our latest blog articles

Disclaimer: Advogados.cv does not offer legal advice or consultancy services. We are not lawyers and the information provided on our platform is for informational and educational purposes only. For specific legal advice or support, we recommend that you consult a qualified lawyer or contact the Cape Verde Bar Association.
Advogados.cv is an independent platform and has no official link, partnership or affiliation with the Cape Verde Bar Association (OACV). Our aim is to offer an informative and accessible service to connect lawyers and citizens, as well as to provide useful legal resources. We respect and recognise the work of the OACV as the regulator of the legal profession in Cape Verde.
en_GBEnglish