Crime sexual

Copy the following HTML iframe code to your website:

Share this

O crime é um conceito jurídico e social complexo enraizado em origens latinas, representando ações proibidas e puníveis por law[6]. Historicamente, as sociedades desenvolveram estruturas legais para regular condutas prejudiciais, evoluindo de códigos antigos como o Código de Ur-Nammu sumérico e o Código de Hamurabi[2] até os princípios modernos de criminal law[3]. A definição de crime varia entre jurisdições e depende das atitudes sociais, focando em atos que causam dano[7] a indivíduos, comunidades ou ao state[8]. O law[9] penal define tipos específicos de infrações, incluindo crimes contra o assets[4] (theft[10], robbery[11]), public administration[1] (peculato[12], suborno), dignidade sexual (rape[13], assédio sexual) e segurança pública (fire[5], terrorismo). O system[14] legal visa condenar e prevenir comportamentos prejudiciais através de penalidades definidas, enfatizando princípios de proporcionalidade, razoabilidade e o conceito fundamental de que um ato deve ser legalmente definido como crime para ser punível.

Terms definitions
1. public administration. Public administration is the management of the state through legislative, regulatory and service-orientated agencies. Originating in the late 18th century in France, it has evolved through various models in Europe and globally, including Nordic, Anglo-Saxon, Rhenish/Continental and Mediterranean approaches. Each model varies in the status of civil servants, political interference and employment systems. In Brazil, public administration has progressed through three distinct phases: patrimonial, bureaucratic and managerial, moving from nepotism towards efficiency and professionalisation. Key components include tax administration, regulatory agencies and direct and indirect administrative structures. These systems are responsible for implementing public policies, regulating economic activities and providing essential services. Regulatory agencies play a crucial role in overseeing public service concessions and permits, ensuring accountability and effectiveness in governance, while maintaining a balance between state control and operational autonomy.
2. Código de Hamurabi ( Código de Hamurabi ) O Código de Hamurabi, descoberto em 1901 em Susa, é um importante documento legal mesopotâmico de cerca de 1750 a.C. Esculpido em um monumento de pedra com 282 leis, representa um dos mais antigos códigos legais escritos abrangentes. O código estabeleceu o princípio de "olho por olho" e introduziu um sistema legal que diferenciava penalidades com base na classe social. Abrangeu vários aspetos da sociedade, incluindo contratos, assuntos familiares, escravidão e crimes. As leis foram estruturadas para proteger os fracos, unificar o reino babilônico e fornecer um quadro legal padrão. Sua influência estendeu-se a sistemas legais posteriores, incluindo o direito israelita. Ao apresentar as leis como imutáveis e divinamente sancionadas, o código de Hamurabi demonstrou uma compreensão avançada da jurisprudência e da organização social na Mesopotâmia antiga.
Crime sexual (Wikipedia)

Crime é uma infração de maior potencial ofensivo e um tipo de espécie do gênero Infração Penal, que é toda conduta que gera lesão penalmente relevante a um bem jurídico tutelado pelo estado, que está previamente tipificado como ilícita e que determine, expressamente, o conceito primário e secundário do tipo penal.

Desenho mostrando um homem sendo roubado e agredido. O robbery and bodily injury são exemplos de crimes.

A palavra vem do termo latino crimen, or delito, considerado como a violação de uma norma penal - lei penal, não punível pela lei ou por um state ou outra autoridade quando os factos não são praticados por dolo ou negligência mas sejam determinados por uma ilegalidade ou transgressão aos direitos de outrem. Se a ilegalidade for cometida pelo próprio e contra ele mesmo, ou contra terceiros, e aquele reagir a essa ilegalidade ou promover a reacção contrária de terceiros, só ele é o responsável, e por isso punido por todos os factos seguintes em razão da autoria (pessoa que dá início a todos os factos em sequência até ao fim do crime, acontecimento, catástrofe ou monstruosidade).

Pela Constituição, só o autor pode ser punido, embora, excepcionalmente, também o aproveitador da autoria (quem aproveita um crime para exceder a legítima defesa ou obter lateralmente outro fim ou benefício ilícito, portando embora de forma independente do autor ou do reactor). Muitas vezes, o aproveitamento é determinado por corrupção do autor a outro agente, como plano B de um crime, por exemplo a encomenda de outros factos, ou de um processo para perseguição de alguém, etc.

Ou seja, os factos que constituem um crime são sempre determinados por algo, que pode ser uma ilegalidade ou um direito (legalidade), mas só é punível o facto ilegal (quem praticou um crime determinado por um facto ilegal não pode ser punido mas sim quem determinou a reacção a um facto ilegal e desde que haja culpa ou autoria e também dolo (intenção). Há intenção ou dolo no agente que actuou com a consciência de que tal iria ter um resultado ou fim ilícito, embora soubesse naturalmente que era proibido e que por isso até a lei o proibia.

Em suma, crimes todos nós os praticamos e até no dia-a-dia, quer seja através de um embuste ou mentira ou por abuso de poder. Mas um “crime punível” é praticado por via ilegal ou com uma forma proibida pela lei penal e por isso com consciência ou responsabilidade e sempre para atingir um fim ilegítimo, ou contra direito, ou por exemplo para simplesmente criar um prejuízo a terceiro. Ao contrário, a reacção a um facto doloso (a legítima defesa ou o estado de necessidade), ou reacção a um crime punível, são factos praticados legitimamente e muitas vezes com coragem, e por isso é que não puníveis e muitas vezes até aos seus agentes é atribuído o título de heróis do bem ou da humanidade.

O direito é um poder, mas um poder de legitimidade e não da ilegalidade, daí que, por lei, o consentimento na prática de um crime punível, contra o próprio ou contra terceiros, é sempre também um crime punível. Porque a lei proíbe a prática de qualquer crime punível e seja por que motivo for.

O termo "crime" não tem, no criminal law moderno, qualquer definição simples e universalmente aceite, A visão mais popular é que o crime é uma categoria criada pela law, devido a ignorância ou até como meio de garantir negócios ilegais escondidos pelos agentes do estado sombra. Em outras palavras, algo é um crime se declarado como tal pela lei pertinente e aplicável. Uma definição proposta é que um crime é um ato nocivo não apenas para um indivíduo, mas também para uma comunidade, sociedade ou o estado. Tais actos são então proibidos e puníveis por lei.

O comportamento criminal é definido pelas leis de jurisdições particulares e, por vezes, há grandes diferenças mesmo dentro dos países sobre quais tipos de comportamento são proibidos. A conduta que é legal em um país ou jurisdição pode ser criminosa em outra e a atividade que equivale a uma infração trivial em uma jurisdição pode constituir um crime grave em outros lugares. A mudança dos tempos e atitudes sociais podem levar a mudanças no Criminal law de modo que o comportamento que antes era criminoso pode tornar-se legal por exemplo, o abortion, outrora proibido, exceto nas circunstâncias mais incomuns, é legal em muitos países.

Our latest blog articles

Disclaimer: Advogados.cv does not offer legal advice or consultancy services. We are not lawyers and the information provided on our platform is for informational and educational purposes only. For specific legal advice or support, we recommend that you consult a qualified lawyer or contact the Cape Verde Bar Association.
Advogados.cv is an independent platform and has no official link, partnership or affiliation with the Cape Verde Bar Association (OACV). Our aim is to offer an informative and accessible service to connect lawyers and citizens, as well as to provide useful legal resources. We respect and recognise the work of the OACV as the regulator of the legal profession in Cape Verde.
en_GBEnglish